1
três palavras

Chacal

“Penetra surdamente no reino das palavras / lá estão os poemas que esperam ser escritos....” Eu vivo nesse mergulho, indicado por Drummond. Me visto com palavras. Algumas me perseguem pelo significado: blasfemar, persecutório, pândega. Outras apenas pelo significante: cláusula, borzequim, esfíncter. Outras pelos dois motivos: plenilúnio, muezim, pantuflas. Acho que o lugar onde eu mais me encontro: sorvendo o sumo de uma palavra –o que é uma característica dos poetas. Encontrei uma noite Paulo Leminski, num Festival de Poesia, no Circo Voador, em 1985. Ele me dizia que estava apaixonado por uma palavra. Mais não disse. Subiu no palco imprecando, pediu um violão vociferando, cantou e foi embora blasfemando. Waly Salomão, grande mestre na mistura do culto com o popular, tinha orgasmos ao ouvir determinadas gírias como chinfra ou babilaque. A palavra vem com tudo e com nada. Com tudo porque traz um sentido, um conceito e um som para animar essa coisa. Nada porque o som é um ruído efêmero, muitas vezes inaudível e o sentido muitas vezes não faz nenhum.


1. Engendrar

Palavra de muitos sinos. Ela se rima a si mesma. E termina com a sílaba “-drar” que deve ser o mesmo que secar em alguma língua submersa. Daí dry martini.


2. Ressarcir

Outra que se basta. Tem uma reinteração do fonema /s/. Ela sibila. Ele escorre pela terra como uma serpente. Depois cansada de escorrer, aprendeu a pular e virou “saci”, sua corruptela.


3. Passamanaria

Um verbo no futuro do pretérito? Um pássaro? Com certeza um maná para quem é do ramo. Pouco importa o que signifique. Seu significante composto de 12 letras e 5 “a” é límpido e caminha pelo chão, diferente da palavra “retilínea” que ajuda a vender geladeiras.

.

Chacal

É poeta, autor de mais 13 livros, entre eles “Preço da Passagem” (1972), “Letra Elétrika” (1994) e “A vida é curta pra ser pequena” (2002). Foi editor da revista “O Carioca” (1996/98). É produtor há 15 anos do Centro de Experimentação Poética – CEP 20.000, evento mensal multimídia. Blogs: http://chacalog.zip.net  e http://cep.zip.net.

 



 
1